quarta-feira, 15 de junho de 2011

ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.
Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
CÁLCULO
O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está em quilogramas e a altura está em metros.
IMC =       MASSA       
(altura.altura)
O resultado é comparado com uma tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo: 
IMC
Classificação
< 18,5
Magreza
18,5 – 24,9
Saudável
25,0 – 29,9
Peso em excesso
30,0 – 34,9
Obesidade Grau I
35,0 – 39,9
Obesidade Grau II (severa)
≥ 40,0
Obesidade Grau III (mórbida)
PROBLEMAS DO IMC
Há alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima do peso. Por exemplo, pessoas musculosas podem ter um Índice de Massa Corporal alto e não serem gordas. O IMC também não é aplicável para crianças, sendo que precisa de gráficos específicos. Além disso, não é aplicável para idosos, para os quais se aplica classificação diferenciada. O IMC é o valor de massa corpórea, que as diferenças raciais e étnicas têm sobre o Índice de Massa Corporal. Por exemplo, um grupo de assessoramento à Organização Mundial de Saúde concluiu que pessoas de origem asiática poderiam ser consideradas acima do peso com um IMC de apenas 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário