segunda-feira, 25 de abril de 2011

FAST FOOD SIM, ENGORDATIVO NÃO!

   Para quem tem de almoçar todos os dias fora de casa – situação de pelo menos um em cada quatro brasileiros que vivem nas grandes cidades –, há poucas opções além das refeições rápidas. Comer em fast food é prático, barato e muito, muito gostoso. Difícil é resistir à tentação de um hambúrguer suculento, dos queijos derretidos, dos molhos picantes e agridoces, das batatas fritas. Infelizmente, essas delícias engordam bastante quando consumidas com regularidade. Tanto que hoje, avaliam os especialistas, 46% das pessoas que trabalham fora estão acima do peso. Como não poderia deixar de ser, houve quem visse nisso uma oportunidade: surgiram redes de fast food que oferecem refeições balanceadas, com fibras, proteínas e carboidratos na medida certa para o espelho e para a saúde. E isso vai bastante além do frango grelhado acompanhado de saladinha.

   As omeletes são assadas, e não fritas, assim como as batatinhas palha. Os hambúrgueres são de legumes, e não de carne. O iogurte substitui a maionese. As saladas misturam folhas, frutas e especiarias. Só de ler esse menu você ficou com vontade de correr para o fast food tradicional mais próximo, a fim de devorar um cheeseburger? Calma, os pratos balanceados, ao contrário do que pode parecer, têm um gosto bem melhor do que supõem os loucos por fritura.

   A rede paulista Bioesfera apresenta um cardápio criado por nutricionistas e oferece combinações alimentares que facilitam a digestão. Quatro pratos exibem o selo Funcor, emitido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, que indica ao consumidor que eles não prejudicam o coração. Como regra geral, os fast foods balanceados informam a quantidade de calorias de cada sugestão. No Bioesfera, o mínimo é de 185 calorias (filé mignon com batata palha assada e brócolis no vapor) e o máximo, de 672 calorias (lasanha de ricota), passando pelo hambúrguer com risoto de 331 calorias. Um dos pioneiros nesse segmento, a rede Substância, de Porto Alegre, trabalha apenas com produtos orgânicos. As porções servidas nos seus restaurantes têm, em média, 200 calorias. O negócio vai bem: a Substância já possui franquias no Rio de Janeiro. Essa concorrência é muito pequena para preocupar as redes de fast food tradicionais. Mas, por via das dúvidas, elas também começaram a oferecer pratos menos calóricos. O McDonald's, por exemplo, decidiu aumentar o tamanho das porções das saladas, que agora são servidas em pratos, e não mais em copos.

Por: Anna Paula Buchalla








Nenhum comentário:

Postar um comentário